Docentes da UERN participam do Dia Nacional de Lutas

Professores e professores da UERN participaram ontem (24) do Dia Nacional de Lutas, data em que, por todo o país, foram realizados protestos, paralisações e atividades e mobilizações contrárias às medidas do Governo de Jair Bolsonaro, que põe em risco os serviços públicos e ameaçam os direitos dos servidores.

A ADUERN realizou uma assembleia alusiva à data e reuniu a categoria. Em um primeiro momento foi realizado um debate acerca da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) e seus impactos para classe trabalhadora, em especial para os docentes. O professor do departamento de direito da Ufersa e vice-presidente da Adufersa, Thiago Arruda apresentou um panorama desses ataques e de maneira eles atingem diretamente os docentes.

Dando prosseguimento à assembleia, professores e professoras discutiram o Plano de Lutas da categoria.  O documento foi construído a partir das demandas que foram enviadas por departamentos, faculdades e campi para o sindicato, e reúne as principais reivindicações dos docentes em cada unidade.

O Plano de Lutas coletivo é uma estratégia utilizada como forma de ampliar e democratizar o debate sobre quais são os principais anseios da categoria e quais devem ser as lutas encampadas pela ADUERN, tanto em âmbito da gestão universitária quanto do Governo do Estado.

O documento aprovado em assembleia tem 4 eixos principais: CARREIRA DOCENTE   E CAMPANHA SALARIAL; ESTRUTURA E CONDIÇÕES DE TRABALHO; ENSINO REMOTO e BEM-ESTAR/SAÚDE DOCENTE. As demandas também especificam a quem deve ser feita a reivindicação (gestão universitária ou Governo do Estado).

 A diretoria da ADUERN enviou ofício ao Governo do Estado e à gestão da universidade para dar início a apresentação das reivindicações e dar início às discussões das propostas.

 Confira abaixo o Plano de Lutas completo

[pdf-embedder url=”https://aduern.org.br/wp-content/uploads/2021/03/PLANO-DE-LUTAS-E-CAMPANHA-SALARIAL-ASSEMBLEIA-PDF.pdf” title=”PLANO DE LUTAS E CAMPANHA SALARIAL – ASSEMBLEIA PDF”]

COMPARTILHE