Docentes da Uern vão à luta por e condições de trabalho dignas e cumprimento do Plano de cargos, carreiras e salários

A Assembleia extraordinária realizada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) no dia 29 de maio de 2014 deu início às discussões com a categoria sobre as necessidades e anseios dos docentes, e a campanha salarial, que destacou a necessidade de um reajuste de 57,53% aos professores a fim de que se cumpra o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

A pauta de reivindicações dos professores foi construída por uma comissão de professores escolhidos via assembleia, que detalharam as principais bandeiras da categoria para este ano. Em seguida, a Diretoria da Aduern encaminhou a pauta para a Reitoria da Universidade, que fez o papel de mediar o contato com o Governo do estado.

O conjunto de propostas incluiu a luta pela reposição salarial dos docentes da Uern, a defesa da melhoria estrutural na universidade: que abarca a conclusão de obras paradas nos campi e núcleos da Uern e reestruturação das obras já prontas.

A reitoria da universidade respondeu o documento, porém sem devidos esclarecimentos em pontos cruciais da pauta. Especialmente no que tangia ao reajuste salarial reivindicado pela categoria. O documento da administração foi apresentado aos docentes no dia 11 de junho de 2014 por meio de uma assembleia extraordinária, onde os docentes deliberaram por aguardar uma proposta oficial do Governo do Estado.

A morosidade da administração em abrir negociação com a categoria levou a diretoria da ADUERN a publicar em sua página oficial no dia 24 de junho o texto “Reitoria atrasa negociação com a categoria e tenta desmobilizar docentes”, onde expressa toda a indignação da direção sindical com a falta de respeito para com os professores que aguardavam por uma resposta oficial.

A repercussão do texto gerou um impacto na comunidade universitária, e também na sociedade mossoroense, que cobrou, ao lado da ADUERN, respostas claras sobre a pauta de reivindicações dos docentes.

 

AL e Governo recebem ADUERN

Dando continuidade ao ciclo de negociações com o Governo do Estado, a diretoria da ADUERN visitou a Assembleia Legislativa do RN (AL/RN) no dia 18 de julho, a fim de angariar apoio político às pautas docentes.  O diálogo com o Presidente da AL, Deputado Ricardo Motta (Pros), foi animador para a categoria. O parlamentar assegurou que a Casa estará á disposição dos professores, dando todo o auxílio necessário nas reivindicações, inclusive no reajusta salarial de 57,53%, pleiteado pela categoria.

“Falo em meu nome e da Casa, da nossa boa vontade em apoiar a UERN. Eu sei que se trata de uma defasagem, mas é evidente que essa discussão começa no governo. Nós estamos de portas abertas”, comentou Ricardo Motta, que teve sua fala endossada por outros parlamentares presentes.

A diretoria da Aduern também foi recebida por Rosalba Ciarlini, Governadora do Estado, que abriu diálogo com os docentes pela primeira vez nesta campanha salarial, e se mostrou disposta a evitar uma nova paralisação na Uern, que nos últimos anos foi protagonista das maiores greves vistas no estado. A expectativa é que o Governo do Estado elabore o projeto ainda no início do segundo semestre de 2014 para o envio à AL, e implantação em 2015.

A Aduern prepara uma assembleia extraordinária para o dia 07 de agosto. Quando avaliará uma contraproposta do Governo do estado às reivindicações docentes. De acordo com os professores, caso o governo ainda não tenha respondido à pauta, a assembleia poderá definir um  indicativo para nova paralisação na instituição.

COMPARTILHE