Eleições 2022: ADUERN convida candidatos e candidatas a assinarem carta-compromisso com a UERN

Pensando na defesa da universidade e das pautas que envolvem diretamente o movimento docente, a Diretoria da Aduern redigiu uma carta-compromisso que será entregue aos candidatos e candidatas nas eleições de 2022.

Mediante uma série de solicitações recebidas anteriormente, a direção do sindicato definiu que está aberto a receber visitas em sua sede de personalidades políticas que disputem o pleito em 2022 e que desejem apresentar suas propostas à entidade. Na oportunidade, a carta-compromisso será entregue com o pedido de que seja assinada. O agendamento dos encontros deve ser feito através de ofício, enviado para o endereço eletrônico aduern@gmail.com,  com pelo menos 72h de antecedência.

Confira a carta-compromisso na íntegra

Carta compromisso aos candidatos e candidatas às eleições de 2022

Senhor(a) candidato (a), 2021 e 2022 foram anos importantíssimos para a história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Iniciamos, em 2022, o enquadramento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), aprovamos a autonomia financeira na instituição e do fim das listas tríplice, ampliando a democracia e representatividade na universidade. Isso, porém, não significa que nossa luta por direitos e melhorias nas condições de trabalho e vida chegou ao fim.

Um PCCR, quando contempla às reivindicações históricas de uma categoria, significa uma demonstração de compromisso e respeito da gestão para um dos mais importantes segmentos de sua comunidade. Não foi o que aconteceu na UERN. O PCCR é fundamental para a valorização dos professores e professoras da UERN, o nosso apresenta fragilidades e em sua concepção acabou por prejudicar uma parcela significativa de nossa categoria. Neste sentido, a Aduern convocou seus associados e associados a discutir em assembleia mudanças no documento de forma garantir equidade de direitos a todos os servidores e servidoras e reparar inconsistências da proposta original. Destacamos ainda nossa reivindicação por um reajuste salarial de 15%, 20% e 30,4% para os anos de 2023, 2024 e 2025, uma vez que nossa categoria amarga mais de 10 anos sem um único aumento. Tais modificações deverão chegar à AL/RN até janeiro de 2023, quando legalmente poderão ser discutidas pelo parlamento. Para que isso seja efetivado contamos com o seu apoio e defesa no próximo ano.

Também gostaríamos de garantir o seu compromisso com a manutenção de nossa autonomia financeira, melhorando os percentuais de repasse e garantindo um orçamento que dê condições para que a UERN cresça e resolva seus problemas históricos.

No mais, entendemos que um (a) parlamentar alinhado (a) aos interesses da classe trabalhadora precisa ter comprometimento com a defesa da universidade pública; da Ciência; com o restabelecimento pleno da democracia; com a luta pelo fim do congelamento dos investimentos públicos; e em oposição a todas as contrarreformas que atacam os direitos da classe trabalhadora.

 

 

COMPARTILHE