Em defesa da democracia interna na universidade

Reunidos em assembleia realizada no dia 14/02/2018, professores e professoras da UERN, vêm a público manifestar-se contrariamente ao edital nº 01/2019 – SC, que trata do processo eleitoral para o Conselho Diretor da Universidade.

O Edital, idealizado pelo Conselho Diretor, altera a forma de escolha dos membros representantes das categorias docente, técnica e estudantil, do Conselho.

Considerando que a escolha dos representantes dessas categorias se deram sempre em suas respectivas assembleias, a mudança proposta pela administração atenta contra os princípios democráticos dessas representações no egrégio conselho, maculando, assim, a legitimidade dessa representação e a transparência dessas escolhas.

Mesmo que se autoconsidere o segmento mais importante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, a Administração Central não deve se aproveitar de seu poder de força administrativa e desconsiderar os demais segmentos, impondo suas vontades, à revelia dos interesses de docentes, técnicos e estudantes.

Consideramos também um equívoco a exclusão dos aposentados e aposentadas do processo eleitoral, impedindo, pela primeira vez, que eles votem e escolham e possam ser escolhidos como representantes no Conselho.  Os aposentados tem história de vida e trabalho em prol da UERN, e, por isso, consideramos importante a contribuição desse segmento em todos os espaços.

Nesse sentido, a ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA UERN repudia veementemente essa estratégia da administração, que vilipendia a ética, a moral e o bom costume da forma de escolha das representações das três categorias componentes do referido conselho. Ao mesmo tempo em que solicita a suspensão de tal proposição, em nome do bom convívio e democracia interna entre os segmentos da universidade.

Mossoró, 14 de fevereiro de 2019

ADUERN – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN

COMPARTILHE