Entidades sindicais promovem hoje manifestação conjunta na Praça do Pax

MATERIA O MOSSOROENSE

 

Várias categorias irão paralisar suas atividades hoje à tarde para participar de uma mobilização unificada, convocada por diversas centrais sindicais e movimentos sociais e que objetiva protestar contra as Medidas Provisórias (MP) 664 e 665 e o Projeto de Lei (PL) 4330. O ato será realizado a partir das 15h, na praça Rodolfo Fernandes, “Praça do Pax”, no centro da cidade. Este é o segundo ato conjunto contra o projeto. A última mobilização ocorreu em abril.
A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) confirmou presença na paralisação. Os professores, que já estão em greve desde a última segunda-feira (25), participam da atividade apresentando à população uma série de pautas específicas à categoria.
Os docentes da Uern cobram a execução do acordo realizado com o Governo do Estado, e descumprido no início do mês, que prevê um realinhamento salarial de 12.035%, fundamental para a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria, além da definição de prazos para melhorias estruturais para a Universidade.
“Estamos participando desta atividade, que tem como objetivo a conscientização dos trabalhadores sobre os males das MP 664 e 665 e do PL 4330, porém não podemos deixar de falar sobre o descumprimento do nosso acordo com o Governo do Estado e dos problemas estruturais da Uern”, afirmou o presidente da Aduern, Valdomiro Morais.
O Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do RN (Sindpretro/RN) também participará das atividades. De acordo com sua coordenação, desde ontem atividades relacionadas à luta contra as MP e a PL já estão sendo realizadas. Segundo o coordenador-geral do Sindpetro/RN, José Araújo, mais de 500 trabalhadores da Petrobras na cidade do Alto do Rodrigues cruzaram os braços ontem em protesto em prol de melhores condições de trabalho.
“Estamos na expectativa que a PL 4330 não seja aprovada no Senado, caso isso não aconteça vamos acumular forças e propor uma greve geral de todos os trabalhadores do Brasil. Estas medidas penalizam os trabalhadores e causam danos irreparáveis às categorias como um todo”, concluiu José Araújo.

Detran faz parada de advertência contra a PL da Terceirização

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irão paralisar suas atividades hoje entre 8h e 10h da manhã. O mote da mobilização é a retirada de direitos da classe trabalhadora por meio do PL 4330 (Lei da Terceirização) e das Medidas Provisórias 664 e 665.
De acordo com Hermes Oliveira, que compõe a coordenação regional do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai/RN), que representa os servidores do Detran, a paralisação por duas horas ocorrerá em Natal, mas devido a dificuldade de mobilização, dificilmente será realizada em Mossoró.
“A base do sindicato estará presente no ato contra o PL 4330 e as MP 664 e 665, tanto em Natal como em Mossoró. Em Natal, os servidores do Detran resolveram parar suas atividades durante a manhã também, só que em Mossoró tivemos dificuldade de contato com trabalhadores, que possivelmente não vão parar as atividades pela manhã “, diz Hermes.

FONTE: http://omossoroense.uol.com.br/index.php/o-jornal/cotidiano-mobile/67087-entidades-sindicais-promovem-hoje-manifestacao-conjunta-na-praca-do-pax

COMPARTILHE