Uma comissão formada por representantes do Fórum dos Servidores do RN participou de agenda pública, na manhã de ontem (17), com os deputados e deputadas buscando discutir os impactos negativos da proposta de reforma da previdência de Fátima Bezerra. Durante a tarde, o Fórum assistiu a primeira reunião da Comissão Especial que avaliará as emendas referentes à proposta de reforma da previdência estadual. A comissão é formada por cinco parlamentares, todas da base do Governo Fátima.
Os deputados e deputadas tiveram cinco dias úteis para apresentar emendas à reforma e neste período 13 emendas foram acatadas. É importante ressaltar que eram necessárias oito assinaturas de outras parlamentares para que a emenda apresentada fosse aceita, portanto nem todas as emendas propostas chegarão a ser analisadas pela comissão especial.
Agora, as emendas seguem para análise do relator da comissão, deputado Raimundo Fernandes (PSDB), que terá o prazo de 15 dias para analisá-las para fechar o relatório.
As categorias manifestaram preocupação com a celeridade proposta para as discussões sobre a reforma, uma vez que com surto de Coronavírus a aglomeração de grandes multidões está sendo desestimulada, e até mesmo a entrada no prédio da Assembleia Legislativa está sendo restringida, o que impediria a real participação das categorias no debate acerca dos impactos da reforma da previdência para os servidores do Estado
A ADUERN segue participando das discussões e articulações, buscando impedir a aprovação da reforma da previdência, uma vez que, nos moldes apresentados pelo Governo do Estado, a reforma mina os direitos de trabalhadores e trabalhadores do funcionalismo público.
Mesmo neste momento de profunda tensão social, causada pela propagação do coronavírus o sindicato manterá seu compromisso com a defesa dos professores e professoras da UERN.