O Fórum dos Servidores do RN participou de reunião com os Bispos Diocesanos do RN, a reunião aconteceu na manhã de hoje (19) e contou com a presença dos três bispos diocesano do Rio Grande do Norte: Dom Jaime vieira rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal), Dom Mariano Manzana (Bispo Diocesano de Mossoró) e Dom Antônio Carlos Cruz Santos (Bispo Diocesano de Caicó), do Assessor jurídico da Arquidiocese de Natal, o Diác. Francisco das Chagas Teixeira de Araújo, sendo coordenada por José Procópio de Lucena, da Diocese de Caicó.
Representando o Fórum dos Servidores foram indicadas para participarem do momento as presidentas da ADUERN, Patrícia Barra e do SINSP-RN, Janyaire Souto.
A reunião foi convocada pelos representantes da Igreja católica que pretendiam ouvir a opinião do Fórum dos Servidores sobre o projeto em questão. E na ocasião foi anunciado que em seguida também foi agendado um momento com a equipe do Governo do Estado para informes sobre os detalhes técnicos da proposta.
Durante a reunião as representantes do Fórum destacaram os enormes prejuízos que a proposta vai ocasionar aos servidores, com criação de empecilhos para o usufruto do direito à aposentadoria pelo aumento da idade mínima, redução brusca no valor das mesmas e das pensões e imediata redução dos salários, dos servidores ativos e, especialmente dos servidores aposentados, pela elevação da alíquota de desconto previdenciário.
O fórum também denunciou que o governo do Estado está utilizando como caminho para a solução financeira do Estado a troca dos direitos dos trabalhadores por recursos federais e penalizando especialmente as categorias que não tem conseguido nem sequer a reposição da inflação a vários anos e ainda estão com os salários atrasados do ano de 2018.
Na oportunidade o Fórum reafirmou sua posição contraria ao projeto de Reforma da Previdência do RN e qualquer tentativa de ataque e retirada de direito dos trabalhadores e trabalhadores.
Defender os servidores públicos é defender os serviços públicos que garantem um mínimo que qualidade de vida e bem estar comum ao povo potiguar.