O Fórum dos Servidores do RN realiza amanhã (21), a partir das 18h, uma reunião aberta para discutir o impacto dos atrasos salariais na vida do funcionalismo público potiguar. A discussão terá como ponto de partida o estudo realizado pelos Professores do curso de Ciências Contábeis da UERN Auris Martins e Rosângela Queiroz e a estudante Brena Samara de Paula. A atividade será aberta ao público e transmitida pelo Facebook da ADUERN
O estudo, intitulado “Mensuração do endividamento e prejuízos financeiros dos servidores públicos estaduais provocados pelos sucessivos atrasos salariais promovidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte nos anos 2016, 2017 e 2018”, trará importantes apontamentos recolhidos pelos pesquisadores, que aplicaram um minucioso questionário buscando entender de que forma os atrasos modificaram a vida dos servidores e servidoras do RN. O docente Auris comenta:
“A pesquisa de iniciação científica foi motivada pelos relatos que escutávamos diariamente dos colegas de trabalho e também de servidores de outras categorias sobre as mudanças que estavam sendo impostas aos trabalhadores em trabalhadoras em função dos atrasos. Pensamos que seria fundamental documentar a analisar esse quadro, pensando nos males para a economia e para as pessoas do Rio Grande do Norte”, destacou.
O docente afirma que os resultados obtidos foram surpreendentes, uma vez que foi constatou que o endividamento dos servidores públicos do estado tem relação direta com os atrasos salariais e que muitos dos participantes da pesquisa desenvolveram algum tipo de adoecimento devido à caótica situação.
“É fundamental que Governo do Estado perceba que não é apenas pagar o salário do mês corrente, mas é preciso garantir a quitação da dívida com os servidores e servidoras do RN, para viabilizar uma melhora de qualidade de vida para esses trabalhadores e conter esse quadro de adoecimento” destacou Auris.