Governo ataca UERN novamente: aposentados não recebem salários de Janeiro

O Governo do RN atacou mais uma vez os servidores e servidoras da UERN. Docentes aposentados e aposentadas da universidade não receberam os salários referentes ao mês de Janeiro, diferentemente do restante da categoria, que teve os vencimentos depositados na manhã de hoje (27).  

A investida do Governo surpreendeu a Diretoria da ADUERN, uma vez que o Executivo Estadual  atestou, durante reunião na manhã de ontem (26) (VEJA AQUI), que as mudanças na situação dos inativos, que saíram da folha de pagamento da universidade e agora estão no Instituto de Previdência do RN (IPERN), não alteraria em nada na vida dos aposentados e aposentadas.

A ADUERN buscou informações junto ao setor responsável pela Folha de pagamento da universidade, que confirmou o atraso nos vencimentos. De acordo com o setor, os aposentados devem receber amanhã (28).

Para a direção da ADUERN, a diferença na data de pagamento entre  ativos e inativos quebra por completo a isonomia dentro da instituição, uma vez que a categoria de docentes universitários é uma só. O sindicato vem alertando desde 2017 sobre os perigos acarretados pela mudança da folha dos inativos para o IPERN.

O Governador Robinson Faria vetou a emenda do deputado George Soares (PR) que garantia a permanência dos aposentados na folha. O veto agora volta para o plenário para ser rediscutido pelos parlamentares. De acordo com a presidenta da ADUERN, a luta pela manutenção da emenda que garante a permanência dos inativos na folha continua e é uma importante pauta do movimento grevista.

“Temos encampado a luta pela manutenção dos aposentados desde antes do início da greve e incluímos esta demanda entre nossos 8 pontos de reivindicação. Defendemos a permanência dos inativos na folha por que temos conhecimento de várias experiências, em outras universidades, em que isso foi extremamente nocivo e viabilizou a retirada de diretos. Além disso, lutamos pelo respeito e consideração àqueles e àquelas que construíram a história de nossa universidade. Não vamos abandonar os aposentados até porque a luta deles é a nossa luta também”, afirmou a presidenta.

COMPARTILHE