Governo estadual apresenta proposta de reforma da previdência e sindicatos terão menos de 15 dias para se posicionar

A diretoria da ADUERN, bem como as direções das demais entidades que compõem o Fórum dos Servidores do Rio Grande do Norte, participou de audiência na tarde de hoje (02) com o Governo do Estado, que apresentou alguns tópicos que compõem a proposta de reforma da previdência para os servidores públicos do funcionalismo estadual. O texto na íntegra ainda não foi disponibilizado aos sindicatos.   

O Governo defendeu que os sindicatos apresentassem sugestões às propostas até o dia 05 desse mês, o que foi reprovado pelo Fórum, pois não haveria tempo hábil para que as categorias dialogassem com suas bases.

“Os sindicatos foram chamados às pressas. O Governo queria que déssemos respostas em menos de 48h, o que é um prazo impossível e ainda assim teremos menos de 15 dias para discutir com nossas bases e encontrar propostas para melhorar esse projeto”, afirmou a Presidenta da ADUERN, Patrícia Barra.

Diante do impasse ficou acordado o dia 17 de dezembro como data limite para que os servidores se posicionem sobre o texto de reforma da previdência estadual.

Dentre os tópicos apresentados pelo Governo, causou maior preocupação à diretoria da ADUERN a mudança na alíquota previdenciária, que passará a ser progressiva, levando em consideração o valor dos salários, o que atingirá diretamente professores e professoras da UERN; a inclusão de aposentados e aposentadas neste regime de progressão, com desconto para todos que recebem acima de R$ 1 mil e as alterações no critério de idade mínima para aposentadoria.

A Diretoria da ADUERN e assessoria jurídica do sindicato irão estudar o texto do projeto na próxima quarta-feira (04), identificando os pontos que que interferem diretamente na categoria. A ADUERN deverá convocar seus associados e associadas no início da próxima semana para uma assembleia geral, buscando socializar as proposições apresentadas pelo Governo.

COMPARTILHE