Governo recebe posicionamento de entidades acerca da reforma da previdência estadual

Entidades que compõem o Fórum dos Servidores do RN participaram de audiência na tarde de  ontem (17) com o Secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, onde apresentaram o documento do Fórum e das entidades com os resultados das discussões realizadas com as bases sobre a proposta de reforma da previdência estadual.

A ADUERN, conforme deliberação de assembleia realizada no dia 10/12 se posicionou contraria aos pontos apresentados pelo Governo e reafirmou sua divergência a qualquer reforma que retire direitos dos servidores e servidoras. Confira abaixo o documento enviado pela direção da ADUERN

Pela manhã O Fórum dos Servidores do RN já havia realizado reunião reforçando em consenso a posição contrária à reforma da previdência apresentada pelo governo do RN. As entidades construíram um documento com propostas alternativas para solucionar o déficit fiscal sem direcionar o ônus da crise aos servidores estaduais.  

[pdf-embedder url=”https://aduern.org.br/wp-content/uploads/2019/12/oficio-2019-12-17-previdência-do-FORUM_20191217151030.pdf” title=”oficio 2019-12-17 previdência do FORUM_20191217151030″]

O Governo do Estado informou que irá reunir as sugestões e ponderações encaminhadas pelos sindicatos e no dia 15 de janeiro apresentará a proposta final de reforma da previdência.

Fórum recusou por unanimidade reforma da previdência estadual

 Plano de Cargos – Ontem (17) às 11h, a ADUERN participaria de  reunião com representantes da Secretaria de administração e Sintauern acerca do Plano de Cargos e Salários dos servidores e servidoras da  UERN. A audiência foi cancelada por motivos de ordem familiar do subsecretário de recursos humanos, sem nova data ainda acordada entre as entidades.

Comitê Estadual de Negociação Coletiva – Também foi realizada na tarde de ontem reunião do Comitê Estadual de Negociação Coletiva, com presença do Gabinete Civil do Governo e o Fórum dos Servidores.  

À priori o Governo informou que a audiência não era mais necessária, pois já havia realizado a divulgação dos pagamentos de salários e do 13º através das redes sociais, mas, após pressão das entidades, recebeu o Fórum e reafirmou as datas divulgadas previamente, com destaque para o pagamento do 13º de 2019 até o dia 02 de Janeiro. Veja as datas abaixo

  • 30 de dezembro – Conclusão do pagamento dos salários de dezembro de 2019 para todos os servidores públicos;
  • 31 de dezembro – Será reservado para o pagamento do 13º salário de 2019, é possível que falte tempo hábil à instituição financeira (dia de feriado bancário) para realizar todos os depósitos no mesmo dia e uma pequena parte do funcionalismo pode receber o salário dia 2 de janeiro.

 Com relação aos atrasados, não está descartada a possibilidade de pagamento de novembro/2018. Porém, tal remuneração depende dos recursos que estão sendo esperados para caixa do Estado, como o empréstimo realizado utilizando os royalties do petróleo, que ainda depende de aprovação da Assembleia Legislativa (AL/RN) e os recursos oriundos do pré-sal.

 

 

Fotos: Reprodução internet

COMPARTILHE