Governo reúne sindicatos e novamente não apresenta texto da reforma da previdência

O Governo do Estado e o Fórum dos Servidores do RN estiveram em reunião durante a tarde de ontem (22) e mais uma vez o Executivo não apresentou o texto completo da reforma da previdência do RN, o que inviabiliza o debate das categorias sobre o tema.

A Aduern, que esteve na reunião representada pela Presidenta Patrícia Barra e pelo representante do sindicato em Natal, Leonardo Linhares,  repudiou a atitude do Governo em adiar novamente a entrega do texto completo.

 Desde que a reforma da previdência Estadual entrou em pauta, no dia 2 de dezembro, a ADUERN e o Fórum dos Servidores do RN, vem cobrando a socialização do texto na íntegra e, em mais de oportunidade, o Governo protelou o repasse das informações. De acordo com o Executivo, a proposta completa deverá ser enfim apresentada em audiência no dia 30 de Janeiro.

A morosidade na socialização do projeto, porém, não significou que os sindicatos terão mais tempo para discutir com suas categorias acerca das medidas propostas pela reforma, uma vez que a data do envio do projeto à Assembleia Legislativa do RN (ALERN) não foi alterada.

Durante a reunião, o Governo revelou que ainda há a possibilidade que sejam feitas mudanças nos pontos que já foram revelados aos servidores. Uma das alterações seria na alíquota previdenciária, que poderia chegar a uma porcentagem ainda maior do que os 18% já apresentados.  A Governadora deverá entregar o projeto aos Deputados no dia 3 de fevereiro, data da leitura da mensagem anual da Governadora.

“A forma como esse processo vem sendo conduzido deixa claro que o Governo não tem nenhum interesse em democratizar esta discussão ou permitir que a sociedade participe da construção do projeto. No fim das contas a Reforma da Previdência estadual tem medidas ainda mais duras do que a reforma de Bolsonaro e permanecemos sem conhecer as proposições na íntegra” destacou a Presidenta da ADUERN, Patrícia Barra.

COMPARTILHE