Mesa de abertura do XV Encontro de Imes/Iees do ANDES promove debate sobre conjuntura política

DSC_0263

A mesa de abertura do XV Encontro das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais (Iees/Imes), promovido pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES/SN) e sediado pela ADUERN em 2017, discutiu a conjuntura política brasileira diante do cenário de crise do capitalismo.

Com o tema “A defesa do serviço público e a luta contra as reformas”, a mesa foi facilitada pela Presidenta eleita da ADUERN, Rivânia Moura, o representante do ANDES, Amaury Fragoso e da Coordenadora Geral do Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (SINDUEPA), Zaíra Valeska.

Rivânia Moura abriu a mesa apresentando um panorama sobre a dívida pública brasileira e desmistificou o deficit na previdência. A docente também rememorou medidas dos Governos, que no decorrer dos anos promoveram gradativas retiradas de direitos da classe trabalhadora.

Os Ajustes fiscais promovidos por todos os Governos nos últimos anos representam fundamentalmente a retirada e repressão dos direitos dos trabalhadores. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é outro bom exemplo, ela serviu para barrar os direitos dos trabalhadores, sob o discurso da moralização do uso do dinheiro público, quando na verdade nunca barrou pagamento aos banqueiros e empresários”, afirmou Rivânia

A docente Zaíra Valeska deu continuidade ao debate, lembrando que a crise e os ataques à classe trabalhadora não tiveram início no Governo de Michel Temer e que o desmonte da universidade pública tem total relação com o projeto de conciliação de classes e rebaixamento de pautas que já vinha sendo empreendido pelos Governos anteriores.

O professor Amaury Fragoso iniciou sua intervenção reafirmando que a conjuntura de ataques aos trabalhadores, em especial da educação. Amaury ainda destacou que as contrarreformas já estão sendo vivenciadas pelos docentes, com o aumento da carga horária de trabalho, exigências de produtividade, precarização das condições de trabalho.

Noite – A segunda mesa do dia, que teve início às 19h, discutiu “Democracia Universitária: autonomia e processos de estatuinte nas IEES-IMES” foi facilitada pelos docentes Roberto Kanitz, que é membro da direção da Associação dos Docentes da Estadual de Minas Gerais (Aduemg), Sâmbara Paula, presidenta do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Ceará (Sinduece) e José Carlos, membro do Conselho Fiscal da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs-BA).

DSC_0342

Amanhã – Os debates continuam amanhã, às 9h, com a mesa redonda “Ajuste fiscal: financiamento e retirada de direitos trabalhistas”. Devido a problemas técnicos, a mesa, que seria realizada no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), acontecerá no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN).

Confira a Programação completa do evento:

Anexo2-Circ281-17

COMPARTILHE