A mesa de abertura do XV Encontro das Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais (Iees/Imes), promovido pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES/SN) e sediado pela ADUERN em 2017, discutiu a conjuntura política brasileira diante do cenário de crise do capitalismo.
Com o tema “A defesa do serviço público e a luta contra as reformas”, a mesa foi facilitada pela Presidenta eleita da ADUERN, Rivânia Moura, o representante do ANDES, Amaury Fragoso e da Coordenadora Geral do Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado do Pará (SINDUEPA), Zaíra Valeska.
Rivânia Moura abriu a mesa apresentando um panorama sobre a dívida pública brasileira e desmistificou o deficit na previdência. A docente também rememorou medidas dos Governos, que no decorrer dos anos promoveram gradativas retiradas de direitos da classe trabalhadora.
“ Os Ajustes fiscais promovidos por todos os Governos nos últimos anos representam fundamentalmente a retirada e repressão dos direitos dos trabalhadores. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é outro bom exemplo, ela serviu para barrar os direitos dos trabalhadores, sob o discurso da moralização do uso do dinheiro público, quando na verdade nunca barrou pagamento aos banqueiros e empresários”, afirmou Rivânia
A docente Zaíra Valeska deu continuidade ao debate, lembrando que a crise e os ataques à classe trabalhadora não tiveram início no Governo de Michel Temer e que o desmonte da universidade pública tem total relação com o projeto de conciliação de classes e rebaixamento de pautas que já vinha sendo empreendido pelos Governos anteriores.
O professor Amaury Fragoso iniciou sua intervenção reafirmando que a conjuntura de ataques aos trabalhadores, em especial da educação. Amaury ainda destacou que as contrarreformas já estão sendo vivenciadas pelos docentes, com o aumento da carga horária de trabalho, exigências de produtividade, precarização das condições de trabalho.
Noite – A segunda mesa do dia, que teve início às 19h, discutiu “Democracia Universitária: autonomia e processos de estatuinte nas IEES-IMES” foi facilitada pelos docentes Roberto Kanitz, que é membro da direção da Associação dos Docentes da Estadual de Minas Gerais (Aduemg), Sâmbara Paula, presidenta do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Ceará (Sinduece) e José Carlos, membro do Conselho Fiscal da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs-BA).
Amanhã – Os debates continuam amanhã, às 9h, com a mesa redonda “Ajuste fiscal: financiamento e retirada de direitos trabalhistas”. Devido a problemas técnicos, a mesa, que seria realizada no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), acontecerá no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN).
Confira a Programação completa do evento: