Seguindo o encaminhamento das centrais sindicais, mossoroenses vão as ruas protestar contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro na próxima sexta-feira(22). O protesto será o primeiro a ser realizado no país no atual governo.
Em plenária realizada na ultima quinta-feira, 14, na sede do SINTE/RN(Regional de Mossoró), representantes de sindicatos, movimentos sociais e estudantis se reuniram para definir a programação das atividades na capital do oeste potiguar. Entre eles, foi agendado um ato em frente à Base 34 da Petrobrás e uma marcha partindo da agência do INSS.
O Coordenador estadual do SINTE-RN e representante da CUT, Romulo Arnaud, alimenta boas expectativas quanto à realização do movimento: “Foi muito boa à participação das centrais na reunião e certamente teremos um dos maiores atos que Mossoró já viu em defesa da classe trabalhadora. O momento é muito delicado. Está em jogo o futuro de várias gerações”, explicou o dirigente.
Para aglutinar um maior número de pessoas ao protesto, foi definida uma agenda de mobilização. Na terça 19/03 está agendada uma ação na categoria comerciária; já na quarta 20/03 ativistas se reúnem para panfletar e convocar a população em escolas e paradas de ônibus da cidade.
Os preparativos para o Dia Nacional de Luta também vai contar com uma palestra, na véspera, com o título, “Os Efeitos da Reforma da Previdência para o Povo Brasileiro”, convocada pelo Sindprevs Núcelo Mossoró. “Precisamos alertar a população sobre o futuro da previdência social, que está em risco. Nós do Sindprevs convidamos todas as pessoas que ainda desejam se aposentar, e desejam saber mais sobre o teor dessa reforma, a comparecerem no nosso debate sobre a Reforma da Previdência, na quinta-feira 21/03, a partir das 18h” – convida Marcio Freitas, diretor do Sindprevs Mossoró e representante da CSP-CONLUTAS.
Duas atividades irão compor o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro em Mossoró. Aldeirton Pereira, assessor sindical Sindipetro-RN e representante da CTB, antecipa que a partir das 6h, na base 34 da Petrobrás, será realizado um ato contra a reforma da previdência. Após o ato, os manifestantes seguiram para a agência do INSS do bairro Aeroporto (Rua Aldemir Fernandes, 101), onde às 8h saíram em marcha até a Praça do PAX no centro da cidade para realizar o ato unificado.