Circulou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp da universidade uma “fake news” a respeito da ação da ADUERN que ganhou indenização a todos os professores e professoras da UERN em razão dos atrasos salariais no Governo de Robinson Faria. A Ação é uma vitória da categoria e uma reparação histórica aos trabalhadores e trabalhadoras do RN.
A “fake” diz que a ação judicial foi construída de forma irregular pela ADUERN e que isso havia deixado a categoria com pendencias na justiça. O que é completamente inverídico e sem nenhuma base na realidade.
O que acontece, na verdade, é que todo o processo judicial tem custas processuais. A assessoria jurídica da ADUERN costumeiramente defende a tese de que tais custas devem ser abonadas, porém não é sempre que os tribunais acatam a solicitação, especialmente quando se trata de ação de ordem individual. Desta forma, agora, cada um dos beneficiários da ação terá de pagar a antecipação das custas do processo, algo totalmente dentro da normalidade.
O valor da antecipação das custas é de R$ 177,25 e os boletos para pagamento serão enviados aos associados e associadas por e-mail e whatsapp diretamente pelo escritório Lindocastro Nogueira. O envio das guias começará a ser feito a partir da próxima semana.