No voto! Docentes da UERN escolhem novos representantes do Consuni em assembleia concorrida

Mais de cem professores e professoras comparecerem à sede da ADUERN, em Mossoró, para discutir as proposições que alteram o modo de votação no Conselho Superior da universidade, o Consuni, além de escolher dois novos representantes para a instância deliberativa.

Após amplo debate, em que várias opiniões sobre a temática foram apresentadas, a categoria aprovou por ampla maioria a manutenção do modo de votação participativo, com voto direito e presencial, rejeitando a proposta advinda da administração que prevê votação online e sem a participação de docentes inativos.

Foram escolhidas como representantes docentes no Consuni as professoras Maria José Vidal (Campus de Natal) com 102 votos e Rosimeiry Florêncio (FAD/Central) com 100 votos. Um ofício com o resultado da eleição será enviado ao órgão para que as conselheiras possam tomar posse.

Calendário Universitário – Outra pauta discutida pela categoria na assembleia de hoje foram as alterações propostas pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) no calendário universitário e que preveem férias fracionadas de 15 dias para professores, técnicos e estudantes.

Após amplo debate, a categoria definiu posição contrária às alterações propostas pelo Consepe. Foi decidido que o sindicato irá elaborar um documento pedindo a revisão da decisão, garantindo assim os 30 dias corridos de férias.

A posição da categoria se justifica pela condição a qual professores e professoras vêm sendo submetidas nos últimos anos, com reiterados atrasos salariais, desmantelamento das condições de trabalho e incerteza em relação aos pagamentos dos salários de novembro, dezembro e 13º de 2018. As férias fracionadas gravariam o quadro de precarização do trabalho e da vida dos servidores da instituição.

COMPARTILHE