NOTA À COMUNIDADE UERNIANA

A ADUERN, por meio de seu Conselho de Representantes, manifesta o posicionamento a seguir.

Vivemos tempos difíceis! No contexto atual, o diálogo, a solidariedade, a empatia, o respeito mútuo e o dar as mãos favorecem uma travessia coletiva menos dolorosa.

Neste período de pandemia, perdemos valorosos e valorosas docentes para a Covid-19. Os relatos da convivência desses colegas com os e as estudantes foram extremamente emocionantes e reveladores de que o ato de ensinar, para eles, ia além da sala de aula. Alguns chegavam a tirar de seus próprios recursos financeiros para ajudar alunos e alunas em situação de vulnerabilidade social, garantindo assim que seus cursos pudessem ser concluídos. A ADUERN lembra esses fatos, quando acompanha via redes sociais, agressões aos nossos colegas docentes. Por isso lembremos que somos, todos e todas, a comunidade uerniana.

Prezada comunidade da UERN, agredir a categoria docente no momento em que mais precisamos de respeito e solidariedade é uma atitude reprovável.  A ADUERN lamenta profundamente que os exemplos de nossos colegas arrebatados de nossa convivência não gerem sensibilização.

A ADUERN, ao mesmo tempo que manifesta total solidariedade aos e às docentes agredidos/agredidas, chama os agressores a refletir sobre seus atos. Não estamos em lados contrários. Não podemos imputar à categoria docente a responsabilidade de uma posição que não foi tomada coletivamente, pois sequer pudemos nos reunir neste período de férias. Isso parte da ideia de que poderíamos até divergir. Mesmo se esse fosse o caso, a divergência é a expressão máxima do ambiente que frequentamos e, portanto, nem isso justificaria por si só as agressões. Divergir não é agredir. O que seria da universidade sem a diversidade de ideias? Conviver numa comunidade tão plural exige, de cada um de seus membros, o pleno respeito às opiniões divergentes. A questão é que nem direito à divergência tivemos. Só recebemos os ataques.

Neste sentido, manifestamos preocupação com a pandemia e acreditamos que o melhor caminho para enfrentá-la é estar ao lado e aliados à ciência, com o conhecimento, produto de uma construção social de nossa comunidade. Cabe às categorias, por meio de seus representantes, indicar as melhores estratégias para um retorno seguro, sem mais perdas humanas.

Para a ADUERN, numa comunidade tão plural, é impossível construir uma alternativa que represente todas as suas expectativas. Portanto, resta-nos andar lado a lado com a ciência e colaborar institucionalmente para que as estratégias de convivência com a pandemia, apontadas pelo Comitê Científico COVID-19, sejam implementadas da forma mais efetiva possível.

Desejamos o retorno das atividades presenciais e toda normalidade reestabelecida na UERN e em nossas vidas. Ao mesmo tempo, com a pandemia da Covid-19 atingindo nova onda a partir da variante Ômicron – aliada às endemias típicas do período chuvoso – , que evidencia-se como sendo a mais contagiosa, a ponto de alcançar recordes abissais de infecções ao atingirem patamares assustadores, somos convidados a pensar sobre nossas vidas e dos que estão envolvidos conosco, no trabalho e na família. A exposição a ambientes coletivos neste momento pode nos transformar em potenciais vetores de transmissão. Basta olharmos os boletins dos hospitais, não só do nosso estado, mas dos estados vizinhos também. Consultemos o Portalcovid, que trata sobre os números do RN.

Nós, docentes, estamos enlutados (as) e dilacerados (as) não apenas com as perdas de vidas e sequelas sofridas por quem se contaminou com a Covid-19. Sofremos muito também por não podermos garantir uma educação completa e integral aos nossos discentes, devido ao distanciamento social e aos limites que as atividades remotas impõem ao pleno processo de ensino-aprendizagem.  

Neste sentido, concordamos amplamente com o segmento discente. Desejamos o retorno presencial, porém, com responsabilidade e segurança. Desta forma, precisamos confiar na ciência e em seus órgãos de acompanhamento e estudos, tal qual o Comitê Científico COVID-UERN, que recomendou o adiamento das aulas presenciais por mais um curto espaço prudencial de tempo.  

Além disto, mesmo quando da liberação e recomendação pelo retorno, dada as condições gerais que a redução do recrudescimento da pandemia permite, devemos manter as medidas necessárias recomendadas pela OMS. Desta forma, precisamos exigir da gestão da UERN que sejam garantidas e comprovadas a adoção e a implantação dos protocolos de biossegurança, como forma de garantir o retorno seguro e efetivo, para não termos que dar novos passos para trás.

É fundamental o papel de todos e todas na adoção das orientações protocolares para evitarmos a contaminação e transmissão do Coronavírus e suas variantes, sobretudo com a vacinação. Porém, a UERN não pode transferir responsabilidades inerentes à sua gestão administrativa, pedagógica e financeira. É primordial que, para o retorno, a gestão garanta a disponibilidade de álcool em gel nas salas de aula ou pelo menos nos corredores dos setores de aulas. Bem como, distribuição de máscaras adequadas para os(as) discentes carentes que já estejam ou sejam cadastrados na PRAE, como forma de garantir sua permanência e proteção de todos. Também deve selecionar e treinar equipes técnicas para controle e monitoramento do uso obrigatório e correto das máscaras nos ambientes de uso coletivo, como em salas de aulas e auditórios. E manter periodicamente os ambientes sanitizados com orientação e acompanhamento técnicos.

Para a ADUERN, vidas importam!

ADUERN – Gestão: Ciência e (re) Existência Pela Base

Conselho de representantes da ADUERN

 

COMPARTILHE