Nota da Asduerj sobre crise na Uerj

A diretoria da Asduerj vem a público manifestar-se a respeito do cenário de crise que se instalou em nossa Universidade, especialmente diante das últimas denúncias que circularam na grande imprensa sobre falta de professores na UERJ como um todo e no CAp, em particular, além de irregularidades em contratos e fraudes no sistema de cotas:

1. Falta de professores: defendemos a autorização imediata de realização de concursos públicos para solucionar a grave carência de professores efetivos; consideramos que apenas as situações excepcionais de afastamentos e licenças temporárias justificam a contratação de professores substitutos, que esses colegas devem ter todos os direitos trabalhistas plenamente respeitados e que o modelo de contrato deve remunerar também horas de reunião, pesquisa, orientação e extensão;

2. Sistema de cotas: consideramos o sistema de cotas um instrumento de democratização do acesso à universidade; para assegurar o direito à educação pública superior, esse sistema não pode se restringir ao acesso, mas deve ser complementado com uma política efetiva de assistência estudantil, que garanta a permanência dos estudantes na Universidade; as eventuais fraudes devem ser combatidas para fortalecer o sistema e não utilizadas para desqualificá-lo.

As diversas denúncias sobre possíveis irregularidades na UERJ têm nos preocupado muito e esperamos que todas sejam esclarecidas oficialmente. Momentos como esses exigem, mais do que nunca, o fortalecimento dos espaços institucionais da Universidade, com a retomada da regularidade das reuniões do Consun e do Csepe. Além de responder com transparência ao que vem sendo divulgado, precisamos avançar no que é fundamental hoje para a Uerj: garantia de financiamento público – com os 6% previstos na Constituição Estadual – e uma política de valorização dos profissionais e estudantes.

COMPARTILHE