Nota de apoio ao SINDSAUDE

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DA UERN-ADUERN manifesta seu apoio e solidariedade ao Sindicato dos trabalhadores da Saúde do RN- SINDSAUDE-RN, importante parceiro em diversas lutas pelos direitos da classe trabalhadora.

No atual contexto em que a pandemia da COVID-19 assusta toda a população e vitima também um número expressivo de profissionais da saúde, o SINDSAÚDE tem travado batalhas fundamentais por condições de trabalho, segurança dos profissionais da saúde e defesa do SUS. E agora, estende essa preocupação para toda a população por meio da proposição da ação civil pública que solicita o lockdown para o Estado e a capital.

Estamos convencidos de que o isolamento social é a mais importante ferramenta disponível para reduzir a velocidade de transmissão do vírus. Por sua vez Lockdown é uma medida extrema e transitória a ser recomendada para evitar o colapso do sistema pela falta de leitos.

Informações divulgadas pela imprensa sobre a ocupação dos leitos (superiores a 80% na região metropolitana a mais de 90% em Mossoró) e a nítida redução de adesão ao isolamento social ocasionada pela liberação de diversos serviços comerciais, no momento em que estamos na posição ascendente da curva em número de casos e de óbitos, preocupa a todos nós.

Lamentamos que a decisão a ser tomada tenha de vir de uma disputa judicial, quando caberiam as autoridades sanitárias fundamentadas no conhecimento científico nortear a população. Mas reforçamos a posição de nossa entidade sempre em defesa da vida, como nosso maior bem, e a nossa convicção pelos direitos básicos tendo o direito a saúde como base para todos os demais.

COMPARTILHE