Nota de apoio à Uern e aos servidores da saúde – DESSO (UFRN) e PPGS (UFRN)

64_Tag_Mobilização

O Departamento de Serviço Social (DESSO) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) torna público seu apoio à luta dos/as trabalhadores/as da saúde e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Os/as docentes da UERN estão em greve desde o dia 10 de novembro de 2017.  Há mais de um ano todos/as os trabalhadores/as da UERN e do Estado do Rio Grande do Norte vêm sofrendo com atrasos e parcelamentos salarias e a incerteza constante do pagamento. Soma-se a isso, o total descaso com que o governo do Estado vem tratando a universidade pública e gratuita, que vem há cerca de 50 anos formando novos quadros capacitados para atuar nas mais diversas áreas. O mesmo descaso atinge os/as profissionais da saúde, que não encontram condições adequadas de funcionamento mínimo das unidades de saúde nas quais trabalham. O prejuízo se estende a população em geral que utiliza os serviços prestados pela UERN e que utiliza os serviços de saúde pública. A situação tem se tornado insustentável frente ao sucateamento da saúde e da UERN e o desrespeito com o trabalho de todos/as os/as servidores, e, por esse motivo, desde o dia 13 de novembro de 2017, os/as servidores/as da saúde e da UERN estão ocupando a governadoria, a fim de conseguir uma audiência com o governador e negociar o pagamento dos salários atrasados.

Nesse momento, portanto, viemos prestar nosso apoio e solidariedade com os/as trabalhadores/as da UERN e da saúde do Rio Grande do Norte.

Os tempos são difíceis e são de profundos ataques aos direitos trabalhistas e sociais duramente conquistados. O Serviço Social se soma aos/as trabalhadores/as na luta pela preservação de seus direitos.

Por uma educação e saúde pública, gratuita e de qualidade!

Educação e Saúde: direito de todos/as!

Negociação e pagamento dos salários atrasados já!!!

 Natal, 16 de novembro de 2017.

COMPARTILHE