NOTA DE REPÚDIO AO GOVERNADOR ROBINSON FARIA

logoaduern2

 

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) vem a público repudiar a atitude do governador, Sr. Robinson Faria, em relação a todos os que fazem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e contribuem para o desenvolvimento do Estado, por meio da qualificação profissional e prestação de serviços.

A UERN tem sede em todas as regiões do Estado, respondendo pela formação de aproximadamente 15 mil estudantes de graduação e pós-graduação em mais de 50 especialidades. É a Instituição de Ensino Superior (IES) do RN que mais forma professores para a educação básica, além de contribuir para a formação inicial e continuada dos professores da rede pública de ensino por meio de diversos programas, ressaltando seu papel fundamental na melhoria da qualidade da educação no Rio Grande do Norte.

 A instituição também exerce importante protagonismo na inclusão social, uma vez que destina 50% de suas vagas para estudantes da rede pública e oferece diversos serviços, entre os quais assistência jurídica e atendimentos médicos e odontológicos gratuitos. Além disso, por meio da atividade de seus 77 grupos de pesquisa, gera conhecimentos voltados à compreensão e ao desenvolvimento da nossa região. 

Mesmo com todo este repertório de serviços prestados à sociedade potiguar, a UERN tem sido negligenciada pelos que chegam à Governadoria, e encarada como DESPESA ao invés de INVESTIMENTO.

Assim sendo, desde o dia 25 de maio de 2015 os professores da UERN optaram por paralisar suas atividades em razão do descumprimento de acordo previamente firmado entre o governo do Estado e os docentes, técnicos e estudantes, que garantia o cumprimento do plano de cargos e salários e a destinação de recursos para recuperação e ampliação da estrutura física da Universidade.

O descumprimento do acordo firmado pelo chefe do Executivo e a forma com que a categoria tem sido tratada pelo governador revelam o descaso com a única IES mantida pelo Estado e o não reconhecimento do papel da UERN no desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Lembramos que o próprio governador outrora destacou a UERN como um patrimônio público e cultural da sociedade norte-rio-grandense. Em virtude disso e do significado concreto que a Universidade tem para o Estado, exigimos respeito e comprometimento para com nossa instituição.

 

Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – ADUERN

COMPARTILHE