A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) vem, publicamente, manifestar seu mais veemente repúdio às recentes declarações do jornalista Gustavo Negreiros, veiculadas em suas redes sociais e no artigo “UERN: ralo de dinheiro sem fim”, publicado em 29 de setembro de 2025 em seu blog.
De forma equivocada, elitista e preconceituosa, Gustavo Negreiros afirma que a UERN é “um ralo de desperdiçar dinheiro sem fim” e que, supostamente, haveria “cursos engodos” sem divulgação de dados de formandos, além de acusar a universidade de receber volumosos recursos do Estado anualmente (na ordem de R$ 500 milhões) com pouca transparência na prestação de contas. Tais alegações, feitas de forma leviana e genérica, apenas reafirmam o pensamento das elites locais sobre a UERN e sua sanha em ver a instituição precarizada ou privatizada.
Na contramão de tudo que foi dito por Gustavo Negreiros, a UERN reafirma todos os dias o seu papel transformador na sociedade potiguar, mantendo o compromisso de garantir a interiorização do ensino superior no RN, levando pesquisa e extensão aos quatro cantos do estado e contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional do Rio Grande do Norte.
Atualmente, são quase 14 mil estudantes na graduação e na pós-graduação, com milhares de vidas transformadas pela UERN.
Diante das falsas acusações, a ADUERN exige que o jornalista Gustavo Negreiros promova retratação pública e apresente as bases, documentos e fontes que embasam suas afirmações.
A ADUERN permanece firme no compromisso de defender a UERN, seus servidores e estudantes contra ataques desinformados ou mal-intencionados. Reafirmamos nossa disposição ao diálogo responsável, à transparência institucional e ao controle social, e convocamos a sociedade, as comunidades acadêmicas e os meios de comunicação a um debate pautado pela ética, pelo rigor e pelo respeito institucional.