Nota de Repúdio da ADUERN às falas preconceituosas e ofensivas aos profissionais da pedagogia

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), em nome de todos os seus associados e associadas manifesta seu total REPÚDIO ao discurso ofensivo e de desvalorização dos (as) Profissionais Pedagogos(as) proferido pelo professor da Educação Básica, FRANCISCO ZILDEMBERGUE ALVES DE SENA, em outubro de 2022 e em fevereiro de 2023 e amplamente divulgado nas redes sociais durante os últimos dias.

Destacamos que o Pedagogo (a) é um profissional imprescindível para que  nação progrida e, especialmente, na história da UERN e da ADUERN muitos pedagogos e pedagogas foram fundamentais. A categoria profissional, além de importante na formação intelectual e acadêmica, é também braço forte nas lutas em defesa dos direitos sociais e humanos.

Além de atacar a pedagogia e seus profissionais, Francisco Zildemberg também direcionou suas falas preconceituosas e ofensivas ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Mostrando total desconhecimento sobre a importância e o legado de Freire, o docente desvaloriza toda a categoria de professores e professoras, em suas diferentes especificidades.

Em nome dos professores e professoras da UERN, a ADUERN manifesta seu total repúdio às falas preconceituosas de ZILDEMBERGUE e reforça sua incondicional defesa do trabalho realizado pelos pedagogos e pedagogas.