Nota de repúdio

A ADUERN externa solidariedade ao Aluno Yadson Magalhães, do curso de história da UERN, e repudia a maneira abrupta e precipitada da ação policial realizada durante manifestação do dia 06 de abril de 2018, em Mossoró/RN. Yadson foi preso de forma aleatória e sem elementos convincentes de prova de autoria. A ação policial foi feita no final da movimentação política de apoio ao ex-presidente Lula da Silva e também atingiu todo o grupo de manifestantes. Foi feita sem as cautelas necessárias, colocando em risco a integridade física do grupo, dentre eles, muitos estudantes, técnicos e professores da UERN.

A prisão sem os elementos de autoria, as bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha demonstram a ação excessiva por parte da Polícia Militar e torna todos os participantes do movimento presumivelmente culpados, mitigando a liberdade de expressão.

Acreditamos na inocência do Yadson Magalhães, que será judicialmente provada, e ressaltamos sua trajetória de compromisso e participação na vida acadêmica, também com grande atuação nos movimentos estudantis e nas causas sociais.

A ADUERN permanecer firme no seu propósito de defesa da liberdade, da democracia e do fortalecimento das instituições, para a não criminalização dos movimentos sociais.

COMPARTILHE