Nota sobre as acusações do presidente da comissão eleitoral

O presidente da comissão eleitoral do pleito para reitor e vice-reitor da UERN, à revelia dos demais membros que compõem a comissão, publicou nota na página da universidade onde tenta submeter à exposição e ao constrangimento a entidade sindical que representa os docentes dessa universidade.

Ao mesmo tempo que também repete a nova versão dos fatos acerca da obrigatoriedade do cadastro, defendida pela reitoria da UERN, a quem representa na comissão, o referido presidente faz grave acusação à presidente da ADUERN, afirmando conduta pessoal partidária. Todavia não cita nenhum fato para fundamentar sua posição.

É fato que dentro da comissão eleitoral contribuímos ativamente para melhorar o texto da Instrução Normativa N.1, mas discordamos e alertamos para o equívoco de tornar o cadastro um requisito obrigatório. E vencidos no debate democrático, mesmo sem concordar, trabalhamos ativamente para a divulgação e adesão ao cadastro, dentro e fora de nossa categoria. Evitamos males ainda maiores pela cobrança na divulgação de informações corretas pela gestão da UERN e disponibilização de suporte técnico.

Atendemos ao chamado da reitoria e do presidente da comissão eleitoral em questão tentamos garantir o pleito na data prevista apostando na conciliação e alertamos à comissão eleitoral para evitar mais um grande equívoco, o que realizar reunião excluindo os dois candidatos, reprovável fato que não conseguimos evitar.

É lamentável que mais uma vez estejamos presenciando a falta de tolerância às opiniões divergentes e o ataque gratuito contra as entidades que congrega e organiza os trabalhadores, como tanto se tem visto na contexto atual que também tenta silenciar a imprensa livre, amordaçar professores e professoras e calar a voz das mulheres.

Temos total consciência do papel que desempenhamos e por isso exigimos que o referido presidente faça a comprovação de suas afirmações e, na incapacidade de fazê-lo, realize, junto a reitoria da UERN, que autorizou a publicação da nota, retração pública pelo desrespeito a entidade que representamos e que construir sua credibilidade às custas de muitos esforços e muitas lutas.

Não obstante a grande decepção, afirmamos que não vamos desistir e nem ceder nenhum centímetro do caminho apostado. Continuaremos externando nossas ideias e opiniões, colaborando e denunciando erros e equívocos.

Por fim lamentamos que em vez construir soluções conjuntas para os inúmeros problemas na UERN, apostando no diálogo e confiando no potencial de seu patrimônio humano, bem maior dessa universidade, tenhamos que desviar nossas forças e energias para desgastantes embates que somente resultam no enfraquecem de nossa instituição perante a sociedade.

E, mais uma vez nos colocamos a disposição de nossa categoria e de todos o que desejarem para fazer todos os esclarecimentos, na certeza eu nosso relato não terá sua versão mudada e nem deixaremos de apostar numa UERN sustentada na pluralidade, no respeito às divergências e na democracia efetiva e plena.

Patrícia Batista Barra- Presidente da ADUERN

COMPARTILHE