A gestão ‘Valorizar e não precarizar o trabalho docente’, que recentemente assumiu a diretoria Associação dos Docentes da Uern (Aduern) participa, entre os dias 19 e 20 deste mês, do curso “Movimentos sociais, universidade e crise sistêmica”, que será ministrado na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Sergipe (Adufs). A atividade será o primeiro espaço de formação sindical que contará com representantes da nova gestão.
O diretor de Esporte Cultura e Lazer da ADUERN, Alysson Mendes, participará, nos dias 19 e 20 deste mês, do curso “Movimentos sociais, universidade e crise sistêmica”, que acontecerá na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Sergipe (ADUFS). A atividade será o primeiro espaço de formação sindical que contará com representantes da nova gestão.
O diretor destacou a importância da temática discutida no encontro e comentou que este será o primeiro espaço de formação sindical que participará e será uma experiência muito enriquecedora.
“Esta é a primeira vez que eu discuto a realidade do movimento sindical com representantes de outras universidades, também será a primeira atividade de formação que nossa gestão participa. Acho que isso será muito importante para a dinâmica do sindicato, pois vamos voltar com novas ideias, oxigenadas pelos debates travados. Penso que poderemos trazer debates como esse para a ADUERN”, afirmou Alysson.
De acordo com os organizadores do curso, o espaço tem como objetivo destacar e aprofundar o conhecimento da história do movimento sindical, a ampliação de consciência dos direitos assegurados aos professores pela legislação brasileira e a necessidade de uma formação permanente de professores e professoras para uma atuação mais eficaz do movimento sindical.
Confira a programação completa do curso promovido pela ADUFS:
TEMA: Movimentos sociais, universidade e crise sistêmica
Programação:
19 de Setembro
Manhã
Tema: História dos movimentos sociais no século XX
Palestrante: Milton Pinheiro (UNEB/USP)
Tarde
Tema: Economia política para trabalhadores
Palestrante: Sofia Manzano (UESB/ICP)
20 de Setembro
Manhã
Tema: Universidade e sociedade: crise atual
Palestrante: Giovanni Frizzo (UFPel)
Tarde
Tema: Crises: política e econômica
Palestrante: Mauro Iasi (UFRJ)