Nova gestão da UERN realiza reunião para dialogar com o sindicato e ouvir demandas docentes

A nova gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que tomou posse no dia 28 de setembro, convocou a DIRETORIA DA ADUERN para uma audiência na manhã de hoje (4). O encontro teve como objetivo apresentar a nova equipe que vai dirigir a instituição de ensino e ouvir demandas da categoria docente.

Na oportunidade, a Reitora Cicília Maia destacou a importância para a UERN da agenda cumprida pela Governadora Fátima Bezerra em Mossoró, na última semana. Ela ressaltou necessidade da unidade entre os segmentos para a garantia da autonomia financeira e do Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Outro ponto lembrado pela gestora foi sobre a urgência do debate acerca do retorno das atividades presenciais na universidade.

“Temos a ciência de que a agenda da Governadora em Mossoró foi muito positiva para universidade. Demandas históricas da UERN foram encaminhadas e agora precisamos dar continuidade a essas lutas e nos preparar para o retorno às aulas presenciais, com segurança e responsabilidade. A pandemia ainda não acabou e temos a obrigação de resguardar a vida de nossa comunidade acadêmica” afirmou Cicília.

O presidente da ADUERN, Neto Vale, agradeceu pelo convite da Gestão e ressaltou que a construção da unidade se fortalece quando há respeito às particularidades das entidades e garantia de real participação dos segmentos nos processos e discussões internas. Neto lembrou que luta pela conquista de direitos não pode arrefecer e que a comunidade acadêmica ainda tem muito o que discutir sobre os planos de carreira e a autonomia.

“Estamos vivendo um momento histórico na UERN e isso precisa ser celebrado, mas não podemos esquecer da seriedade desse debate. Nossa categoria aprovou em assembleia que irá lutar pela melhoria em alguns pontos do projeto de autonomia financeira e nós, enquanto sindicato, vamos encabeçar esse diálogo, sempre ponderando o que pode beneficiar a universidade e seus trabalhadores e trabalhadoras. Um exemplo disso foi a nossa preocupação em garantir a presença dos aposentados e aposentadas na proposta de autonomia, pensando suas especificidades e olhando a realidade da nossa categoria” concluiu o presidente.

Além de Neto estiveram presentes representando a ADUERN o tesoureiro Gautier Falconieri, e as diretoras de aposentados e cultura, Otília Neta e Silvana Maria respectivamente. Confira as fotos da reunião.

COMPARTILHE