Professores da Uern definem novo indicativo de greve

DSC_0890

Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniram hoje em assembleia geral a fim de avaliar o resultado da audiência realizada na noite de ontem, entre o Governador do Estado, Robinson Faria e a Associação dos Docentes da Uern (Aduern). A audiência teve como objetivo cobrar o cumprimento do acordo salarial feito em maio de 2014, que prevê um reajuste de 12,035% para os docentes da instituição, e  que garante a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCS), antiga meta dos professores.

A diretoria da Aduern apresentou para a assembleia um breve relato sobre o encontro com Governador. Foi exposta a proposta do poder público de que os docentes aguardem por uma semana, viabilizando  que a administração possa verificar com sua assessoria jurídica a possibilidade de garantia no realinhamento, e a consequente efetivação do plano.

Ficou à cargo dos professores, que haviam aprovado um indicativo de greve para a próxima segunda-feira (18), decidir quais seriam os próximos passos para a mobilização docente. Após amplo debate e votação ficou definido que a proposta que melhor contempla os anseios da categoria será a de aguardar a resposta do Governo do Estado, convocar uma nova assembleia para a próxima sexta-feira (22) e definir novo indicativo de greve para o dia 25 (segunda-feira).

“O resultado da Assembleia referendou a posição de que estamos abertos ao diálogo, e que não queremos fazer mais uma paralisação na Uern. Vamos aguardar a resposta do Governo, que pediu uma semana para estudar nossa pauta salarial, mas estaremos vigilantes e mobilizados em prol de nossos direitos. Além disso, ainda temos uma extensa pauta de cobranças acerca da estrutura física e material da universidade, que também estão sendo debatidas com afinco”, ressaltou o Presidente da Aduern, Valdomiuro Morais.

Durante a assembleia um grupo de estudantes da Uern promoveu uma manifestação em defesa do direito à greve dos professores. Com cartazes, que juntos formavam a frase “Nós somos estudantes e apoiamos a greve”, os discentes foram aplaudidos de pé pelos professores que parabenizaram a atitude de solidariedade. 

DSC_0885

COMPARTILHE