Por ocasião da visita do Governador do RN, Robinson Faria, que veio à Mossoró cumprir agenda administrativa que incluía a inauguração do Restaurante Popular nas dependências da UERN, a categoria docente se mobilizou junto com os alunos em uma manifestação pública, com objetivo de conseguir uma audiência para discutir questões relativas ao contexto da universidade e de suas principais demandas.
Durante a manifestação, representantes dos professores foram chamados para negociar uma pausa nos protestos para que a solenidade de inauguração pudesse ter continuidade. Diante da solicitação, os representantes do movimento docentes reivindicaram uma audiência com o Governo do Estado no menor prazo possível, o Reitor da Universidade se comprometeu em marcar o encontro.
Além disso, os professores e professoras solicitaram à Reitoria que pudessem participar de uma audiência que seria realizada no gabinete da administração da UERN durante a tarde de ontem, pleito que foi aceito. Entretanto, a audiência marcada não aconteceu.
Os representantes do movimento docente que iriam participar do espaço foram chamados à comparecer na Reitoria por volta das 17:00h. Lá o Vice-Reitor da universidade, prof. Aldo Gondim, informou que o Governador antecipou seu retorno à Natal, cancelando todos os outros compromissos em Mossoró.
Os docentes reiteraram junto ao vice-reitor que a categoria tem manifestado o interesse em dialogar com a reitoria e com o governo. Isto foi demonstrado através de ofícios protocolados junto à Reitoria e à chefia de gabinete do Governador, nos meses de dezembro de 2015 e Fevereiro de 2016.
Primeiro ofício enviado ao Governo, protocolado ainda no dia 07/12/2015
Outro ofício já foi encaminhado para a Reitoria da Universidade, solicitando para o mais breve possível a definição de data para uma audiência com o Governo do Estado. O sindicato agora aguarda a resposta da administração central.