Reitora nega pedido da ADUERN e confirma que minuta que aumenta gratificações vai seguir em discussão.

A Reitora da UERN, professora Cicília Raquel, confirmou que a minuta que prevê o aumento no número de funções gratificadas e cargos em comissão voltará a ser discutida pelo Conselho Diretor (CD). Saiba mais sobre a minuta clicando aqui

 A ADUERN pediu, em audiência realizada na tarde de ontem (9), que essa discussão fosse feita em outro momento, o que não foi acatado pela Administração Central. Na verdade, o tema só não teve definição ainda, pois no dia 14 de Julho o sindicato denunciou em suas redes sociais a tentativa de aprovação sem nenhum diálogo. No dia 20 a ADUERN convocou a categoria e tratou sobre o tema em assembleia. Toda a movimentação causou grande impacto na comunidade acadêmica e a suspensão do debate no CD por 15 dias.

A Reitora explicou que já existe comissão formada para debater o tema e que o benefício seria uma promessa de campanha, expressa previamente “em sua carta-programa”. Para a ADUERN, a “promessa” feita pela Reitora pode ser cumprida no decorrer dos quatro anos de mandato, sem necessidade de uma mudança tão significativa logo no início da gestão. É importante lembrar que com o acréscimo, as funções gratificadas vão impactar os cofres da UERN em mais de R$ 12 milhões ao ano.

O Presidente da ADUERN, Neto Vale, destaca que a decisão da Reitoria em retomar as discussões da minuta de gratificações neste momento desagrada mas não surpreende o sindicato. Ele reafirma que independente do que for aprovado no Conselho Diretor, a Aduern  vai discutir com os docentes e apresentar proposta.

“Infelizmente sabemos que muitas vezes os interesses dos servidores e estudantes da UERN são colocados em segundo plano em nome de pequenos grupos que detém o controle político da instituição. Após a denúncia do sindicato, o debate sobre a minuta ficou suspenso por 15 dias, mas nesse tempo nada foi modificado, as propostas são as mesmas e refletem um modelo de universidade antiquado e que não faz jus às recentes conquistas que tivemos. Nossa categoria vai debater o novo organograma da UERN, à luz de como funcionam as gratificações em outras universidades no Brasil, e apresentar proposta sobre. O sindicato já tem uma posição pacificada de que não é hora para esse gasto. Temos outras prioridades que incluem melhorias na estrutura e reajuste salarial. Isso sim deveria estar no protagonismo da discussão”, destacou Neto.

COMPARTILHE