As Diretorias de ADUERN e SINTAUERN participaram, na tarde de ontem (3), de reunião com Allcare, que é administradora do plano de saúde dos sindicatos. O encontro teve como objetivo discutir a contraproposta apresentada pelas entidades sindicais de reajuste nos planos de saúde em 3.94%. Anteriormente a Allcare já havia apresentado proposta de 15,5% de reajuste.
A contraproposta apresentada pelos sindicatos levou em consideração o lucro da empresa no período 2022-2023, que ultrapassou a margem de 30%; a sinistralidade, de 62,4%, que é um dos menores índices dos últimos anos e as projeções da inflação para o próximo ano, que se aproximam do percentual defendido por ADUERN e SINTAUERN.
Além disso, também foi feita uma discussão acerca da compra dos insumos médicos utilizados pelo plano de saúde. Os sindicatos relembraram que boa parte dos equipamentos e materiais utilizados são isentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tornando-os mais baratos.
Os sindicatos avaliam que o encontro foi positivo e existe a expectativa de que o percentual apresentado inicialmente pela empresa será reduzido.
As entidades aguardam até o final da semana o retorno da Allcare para apresentar às categorias a contraproposta da empresa. Logo que o percentual for repassado, será convocada uma assembleia para discutir os valores do reajuste e ouvir propostas de outras operadoras de serviço