Rodada de Assembleias define renovação no plano de saúde e luta contra os atrasos salariais

A Aduern realizou na quarta abre (14) e na quinta (15) duas assembleias visando encaminhar tópicos fundamentais para categoria. A primeira tratou dos atrasos salariais e plano de cargos e salários da categoria e a segunda da renovação do plano de saúde.

Na quarta-feira foi realizada a continuação da assembleia iniciada no dia 26 de junho. No que se refere aos atrasos salariais, professores e professores da UERN ainda lutam para receber o salário de dezembro de 2018 e parte do 13º referente aquele ano.

A governadora Fátima Bezerra informou ao Fórum dos Servidores que deverá pagar o salário de dezembro somente no decorrer do ano de 2022. Em relação ao 13º, foi pago na integralidade para os docentes que recebem até R$ 4500 e para os demais, que recebem valor superior, foi paga uma parcela de R$ 2 mil no mês de maio. Sobre o restante do pagamento, existe uma promessa do Governo de que seja feito até novembro deste ano.

A ADUERN discorda dessa forma de apresentação feita pelo Executivo Estadual. Na visão do sindicato, ao não apresentar um calendário coeso e com datas definidas, o Governo permanece alimentando a incerteza nos trabalhadores e trabalhadoras que já sofrem há anos com os atrasos salariais.

“Dizer que vai quitar o restante até novembro não é calendário de pagamento, é incerteza e imprecisão. O Governo do RN precisa informar com clareza quando irá fazer o pagamento do 13º atrasado. A ADUERN e o Fórum dos Servidores do RN seguem cobrando audiência com Fátima para tratar desse tema, mas até agora nada de respostas” comentou a Presidente da Aduern, Patrícia Barra.

Sobre o Plano de Cargos e Salários da categoria, a Diretoria informou que a atualização da proposta foi entregue ao Governo em abril, quando foi definida uma comissão, com representação da ADUERN, Reitoria, Secretaria de Educação, Gabinete Civil e Secretaria de Administração e Recursos Humanos, para examinar a proposta de plano encaminhada pela ADUERN. A proposição deve ser encaminhada pelo Governo no primeiro semestre de 2022 para a AL/RN, todavia até o momento a portaria não foi publicada e a comissão iniciou os trabalhos.

Plano de Saúde – Ontem (15) foi realizada nova assembleia com pauta única: o processo de renovação do plano de saúde da categoria. O tema teve de ser discutido na última quinta pois a data era limite para aprovação de uma renovação no plano atual.

Após ampla discussão e apresentação das propostas da Unimed, Hapvida e Liv, foi aprovada por ampla maioria a renovação do plano de saúde com a Unimed, que já atende os professores e professores da UERN há mais de 20 anos. Os detalhes sobre o plano contratado podem ser analisados em e-mail que foi enviado a todos os associados e associadas na manhã de hoje

COMPARTILHE