Salas da FANAT permanecem sem luz

Parte das salas da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) permanece sem energia elétrica desde o dia 9 de dezembro. A paralisação no funcionamento da eletricidade tem prejudicado o andamento das aulas e causado transtornos para docentes, técnicos e estudantes.

 Os problemas na eletricidade da universidade, que inicialmente também deixaram FALA e FASSO sem luz e com aulas suspensas, tem feito com que as disciplinas da FANAT sejam ministradas em salas da FACEM e FAFIC, como confirma o vice-diretor da faculdade, Francisco de Assis Morais, que foi procurado pelo Portal da ADUERN:

“Aqui na FANAT ainda não normalizou, o que está funcionando é a energia dos computadores, pois elas são ligadas a outra rede elétrica. Nossas aulas foram transferidas para salas do curso de turismo e para salas da FAFIC, quando necessário.”, afirmou Assis.

O Diretor da FANAT, Francisco Lima Junior confirmou que o novo transformador da FANAT já foi instalado e no momento estão sendo realizados testes para avaliar quando será possível retomar a energia na faculdade.  Após contato com a assessoria de comunicação da UERN foi confirmada a informação de que o transformador já está instalado e, de acordo com a assessoria, a previsão de conclusão dos serviços é amanhã (20).

A professora Kelânia Mesquita, atual vice-presidenta da ADUERN e que é docente da FANAT, destaca que a situação na faculdade é bastante complicada uma vez que pela manhã as aulas estão sendo ministradas em salas de outros cursos, muitas vezes sem a estrutura necessária para o desenvolvimento das disciplinas e que isso prejudica a participação e envolvimento dos alunos. Ela também lembra que no período da noite a faculdade fica em completa escuridão, impedindo qualquer tipo de atividade e tornando o espaço extremamente perigoso.

“Ficamos sete dias completamente sem aulas e agora estamos trabalhando desta forma precarizada e sem estrutura. Estamos na última semana do ano, com um calendário corrido e cada vez mais vamos nos atrasando por conta da falta de condições de trabalho. Vejo isso como um enorme desrespeito a nós, servidores da UERN, e a nossos estudantes, que todos os dias se esforçam para estar aqui e merecem o melhor espaço possível para aprender”, comentou Kelânia.

A reportagem do Portal da ADUERN foi à FANAT na quarta-feira durante o período da noite e confirmou as informações. Somente uma luz em toda a faculdade estava funcionando e os blocos se encontravam em total escuridão. Confira no vídeo abaixo

 

Professor dá orientação a alunos embaixo de árvores por conta da falta de energia

Preocupado com a conclusão de curso de um grupo de alunos, que até fevereiro do próximo ano precisa estar formado, o professor de química Keurison Figueredo decidiu retomar suas orientações acadêmicas mesmo sem o retorno da energia na FANAT. Ele tem ministrado as orientações embaixo de uma árvore, em frente ao laboratório onde são realizados os experimentos de sua disciplina. O docente afirma que os prejuízos materiais e acadêmicos são enormes, em decorrência desses 10 dias de paralisação no bloco.

“Tudo isso tem atrapalhado demais. Neste período perdemos uma série de reagentes que estavam armazenados no laboratório. Tivemos que transferir uma parte de nossos materiais e equipamentos para outro lugar. Tenho alunos que tiveram que terminar seus experimentos em outros lugares, como no IFRN, para não perder pesquisas que já estão sendo realizadas há um bom tempo. Tenho vários alunos que estão aprovados em concurso ou em seleções de mestrado e precisam concluir o curso o mais rápido possível e esse atraso tem atrapalhado a vida de todos eles”, destaca Keurison

Orientação de química embaixo de árvore

COMPARTILHE