Servidores impõem derrota ao Governo Robinson

O pacote de maldades de Robinson Faria sofreu um duro golpe no dia de ontem (31). Aos gritos de “Se votar não volta”, milhares de servidores públicos de diversas categorias do funcionalismo público estadual cercaram a Assembleia Legislativa do RN (AL/RN) durante toda a manhã e pressionaram os 24 deputados a não aprovar as medidas enviadas pelo Governador (VEJA MAIS SOBRE ISSO AQUI).

A primeira das vitórias conquistadas foi  a retirada por unanimidade de tramitação do projeto que extingue o adicional por tempo de serviço (ADTS), o “quinquênio”   dos funcionários públicos estaduais. Os deputados também derrubaram, por 13 votos a 10, o fim da paridade entre ativos e inativos. Aprovaram ainda uma emenda responsabilizando cada poder (executivo, legislativo e judiciário) com o repasse dos aposentados.

O Governo de Robinson Faria viu sua tentativa de empurrar as medidas em caráter extraordinário na AL ruir, mas a luta contra o pacote de maldades continua.  O projeto encaminhado pelo Governo de aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14% ainda não foi votado e retornará para as comissões e plenário.

Na avaliação das direções sindicais, esta proposta também precisa ser derrotada, pois significa redução de salários e sagrava a situação dos servidores da UERN, que estão há 5 anos sem reposição salarial.

A presidenta da ADUERN, Rivânia Moura, destacou a importância da luta coletiva das categorias, em especial àquelas que tomaram a decisão de entrar em greve, e de acreditar no potencial que os trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Norte tem de resistir e não aceitar os desmandos do Governo Estadual.

“Hoje tivemos uma vitória frente ao poder instituído no Estado para representar o capital. Por isso é uma vitória, pois não significa apenas uma derrota do governo ou das próximas eleições, mas uma derrota dos desmandos do capital sobre o fundo público. Com isso quero parabenizar cada trabalhador e trabalhadora que enfrentou, sob o sol quente, a repressão policial, as adversidades e acreditou na luta, na resistência” afirmou a Presidenta.

Atualizado em 01/02 às 15h59

COMPARTILHE