Faculdades da UERN seguem com atividades paralisadas por falta de energia

FALA, FASSO, FAEF e FANAT suspenderam suas atividades desde a última segunda-feira (09) devido a problemas na rede elétrica. Ainda não há previsão para retorno das atividades.

A Diretora da FALA, Hubeônia Morais, comentou que a paralisação das aulas tem causado muitos transtornos e mudanças no planejamento de docentes e técnicos e na rotina dos estudantes. A professora destacou que a queda repentina de energia inviabilizou uma visita do Conselho Estadual de Educação aos cursos da faculdade e que isso poderá trazer prejuízos à entidade e à FALA.

“Independente do motivo que causou a queda de energia, o fato de a universidade não ter um gerador de energia, para casos extraordinários e de emergência é grave e preocupante. Temos quatro faculdades paralisadas a quase uma semana por conta dessa situação e caso isso não seja resolvido o quanto antes, vamos ter que encarar mudanças no calendário acadêmico”, destacou Hubeônia.

O DCE/UERN se manifestou, através de nota oficial sobre a queda de energia e cobrou imediato retorno das aulas. “Cobramos a imediata contratação [de serviço de troca e reparação da rede elétrica] e a consequente retomada das aulas nos blocos interditados, reiterando o dever da gestão da Universidade em resolver com urgência a problemática, sem qualquer prejuízo as aulas e férias discentes e docentes.

A presidenta do DCE, Rachel de Souza conversou com o Portal da ADUERN. Na opinião da discente, a universidade está presa à uma burocracia que não condiz com a urgência necessária para resolução do problema da energia na UERN.

“Estamos em um semestre muito atropelado e essa quebra nas aulas é muito ruim, estamos às vésperas das festas de fim de ano. Precisamos que a UERN resolva essa situação de forma mais dinâmica, contrate logo uma empresa e resolva a situação, pois todos estamos perdendo com esse atraso”, destacou Rachel.

O Centro Acadêmico Sâmya Rodrigues Ramos, do curso Serviço Social, lançou uma nota de repúdio à situação. “Nós do Centro Acadêmico de Serviço Social repudiamos a não resolução do caso da rede de energia elétrica que assola o bloco de Serviço Social e alguns outros  blocos da UERN Campus Central. Estamos sem aulas, impossibilitados de exercer nossas atividades enquanto estudantes. Estamos prejudicados/as devido ao descaso e ao descompromisso com os/as estudantes, com os/as professores/as e servidores/as”, atesta a nota.

A Assessoria de comunicação da UERN informou que as providências possíveis para resolução do problema estão sendo tomadas desde o fim de semana e que no período da tarde de hoje (12) novas informações serão divulgadas acerca da situação da energia nas faculdades e a  e previsão de retorno das aulas.

Foto: AGECOM/UERN

COMPARTILHE