UERN garante apoio formal de dois terços dos Deputados do RN

15078620_1181381301932615_1876589229071852416_n

A relevância da UERN para o RN e os impactos negativos de sua eventual privatização, foram tema de discussão em audiência pública na Assembleia Legislativa do RN (AL/RN) na última quinta-feira (17). Na oportunidade, 15 dos 24 Deputados estaduais assinaram um documento preparado pela ADUERN, reafirmando compromisso em apoiar a instituição e defender seu caráter público, gratuito e de qualidade, além de defender sua autonomia de gestão financeira. ( veja o documento completo aqui: oficio-circular-005-2016 )

A audiência, de proposição do Dep. Fernando Mineiro (PT), foi fruto da pressão dos segmentos da universidade, que se levantaram contra as declarações do Presidente do TJ/RN, Des. Cláudio Santos, defendendo a privatização da UERN.

Além de professores/as, servidores/as e estudantes, participaram da audiência, autoridades políticas, representantes de movimentos sociais e dirigentes sindicais. Também esteve presente o Reitor da universidade, Pedro Fernandes, que condenando a eventual proposta de privatização e se posicionou contra a PEC 247(55).

O Presidente da Associação de Docentes da UERN, Lemuel Rodrigues, assinalou o pensamento contraditório que a privatização da universidade expõe. “Desde quando universidade pública representa atraso para o Estado, prejuízo ou gera crise financeira? Quem pensa assim, respeito, são aqueles e aquelas que defendem a redução do papel do Estado. O que eu espero é que essa ideia, esse pensamento, de privatizar a UERN saia sepultada daqui hoje e nunca mais seja sequer lembrada”, afirmou.  (Veja a fala completa de Lemuel aqui)

Para o presidente do Diretório Central Estudantil (DCE), Tasso da Costa Alves, a audiência atendeu ao propósito na medida em que maximizou o debate. “Onde eu chego faço questão de dizer que sou aluno dessa universidade. Componho e faço parte do DCE atrás de melhorias para nossa instituição. Nunca mais devemos ouvir falar da privatização da Uern”, frisou.

Além de representantes dos segmentos da universidade, também fizeram falas em defesa da UERN, os deputados Souza, Carlos Augusto Maia, George Soares, Fernando Mineiro e a futura deputada Larissa Rosado. Em nome da Câmara de Municipal de Mossoró (CMM) falou o Vereador Francisco Carlos (PV) e esteve presente o vereador Lairinho Rosado. O ANDES, Sindicato Nacional esteve representado pelo Secretário Geral da instituição, Alexandre Galvão, que também fez pronunciamento acerca da importância da UERN (veja aqui a fala de Alexandre Galvão).

Apoio – Assinaram o documento o Dep. Souza (PHS), Fernando Mineiro (PT), George Soares (PR), Carlos Augusto Maia (PSD), Álvaro Dias (PMDB), Disson Lisboa (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Kelps Lima (SD), Albert Dickson (PROS), Márcia Maia (PSDB), Getúlio Rêgo (DEM), Raimundo Fernandes (PSDB), Cristiane Dantas (PCdoB) e Galeno Torquato (PSD). José Dias (PSDB) afirmou ser contrário à proposta de privatização, mas não assinaria qualquer documento.

Com informações da AL/RN

COMPARTILHE