Vereadores e Vereadoras de Mossoró entregam documento se comprometendo com a luta de docentes da UERN

DSC_0566

Vereadores e Vereadoras de Mossoró estiveram na manhã de hoje (16) na sede da ADUERN reunidos com a Diretoria do Sindicato e com representantes do comando de mobilização docente. Na oportunidade, entregaram um documento de apoio à luta dos professores e professoras aposentados da UERN.

O documento entregue pelos parlamentares foi assinado por 17 dos 20 vereadores municipais de Mossoró (Veja o documento na íntegra abaixo). Participaram da reunião Isolda Dantas (PT), Francisco Carlos (PP), Petras Vinícius (DEM), Genílson Alves (PMN), Flávio Tácito (PPL), Ozaniel Mesquita (PR) e Rondinele Carlos (PR). Também participou representação do mantado da Deputada Estadual Larissa Rosado (PSB)

FRENTE0001

FRENTE0002

O Vereador Francisco Carlos, que também é docente da UERN, destacou as ações que a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN vem realizando. Ele lembrou que a luta dos aposentados e aposentadas da universidade é uma luta de todos os seus servidores, sejam eles da ativa ou não, haja vista que este é um ataque à memória da instituição e de seus quadros históricos.

DSC_0552

O parlamentar Petras Vinícius enfatizou a importância de que vereadores de todas as regiões do estado se incluam nesta luta, uma vez que a UERN é um patrimônio do Rio Grande do Norte. “Acho que podemos solicitar que a Federação das Câmaras de Vereadores do RN (Fecam/RN) e a União dos Vereadores do RN (Uvern) realizem audiências públicas em todo o estado, lancem notas e apóiem esta luta em defesa da universidade” afirmou.

O vereador Flávio Tácito enfatizou a grandeza da UERN para o Estado, denunciando o descaso do Governo de Robinson com os servidores da instituição. “Fico muito triste de ver gente que doou anos de sua vida, que deu o sangue por esta universidade, não saber nem quando receberá seu salário. Não podemos aceitar o descaso com a UERN”, comentou.

DSC_0535

A vereadora Isolda lembrou como a UERN muda a dinâmica de todas as regiões do Estado e atacá-la significa também atacar a economia do RN. “O fantasma da privatização da UERN e toda a precarização que ela vem sofrendo mexe com todos os municípios do RN. É importante que deputados e vereadores se dêem conta da importância da Universidade”, concluiu.  

DSC_0539

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – Amanhã,  dia 17, às 14h, segmentos da UERN participam de uma grande audiência pública na Assembleia Legislativa do RN (ALERN) em Natal, que vai discutir a autonomia financeira da universidade, situação dos aposentados e os atrasos salariais de docentes e técnicos. A iniciativa é de proposição da ADUERN e vem como parte de uma série de atividades promovidas pelo sindicato na defesa da instituição de ensino.

O Comando de Mobilização entregou aos deputados um documento em que destaca a importância da UERN para o Estado, as pautas a serem defendidas e solicita as assinaturas dos parlamentares, firmando assim o compromisso com a universidade. Até o momento, porém, dos 24 Deputados potiguares, apenas sete assinaram a carta.

COMPARTILHE