Vitória! Aposentados da UERN serão recolocados na folha de pagamento da universidade

Os aposentados e aposentadas da UERN conquistaram uma importante vitória em definitivo na última quarta-feira (20/06).  Os docentes serão recolocados na folha de pagamento da universidade após decisão contrária dos deputados à proposta do Governador Robinson Faria, que transferiu, desde Janeiro de 2018, a folha dos docentes inativos para Instituto de Previdência do RN (IPERN).

A decisão foi muito comemorada pela ADUERN, em especial pelo setorial de aposentados, que acompanhou e pressionou os parlamentares até o momento decisivo, quando os parlamentares votaram a permanência do segmento na folha da UERN. O diretor do Setorial, Felipe Caetano destacou a garra do sindicato e de sua diretoria, que em momento algum desistiu da defesa incondicional de professores e professoras inativos.

“Se a ADUERN não tivesse encampado esta luta, sem dúvida teríamos saído derrotados. Desde que assumimos a gestão em setembro de 2017 não descansamos um só dia para garantir os aposentados da UERN na folha de pagamento da universidade. Nossa pequena comitiva na AL/RN fez muito barulho e pressionou os deputados a votarem a favor da UERN,a favor da história da universidade”, afirmou Felipe Caetano destacando o papel dos deputados Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSDB) E George Soares (PR) na articulação para os votos que deram a vitória por unanimidade no plenário.

A aposentada Otília Neta, que foi diretora do setorial de aposentados entre 2015 e 2017 lembrou que o que estava em jogo era a memória da universidade e a dignidade de seus servidores, e que a vitória na AL/RN é prova de que  a  UERN pode e vai resistir aos ataques protagonizados pelos Governos.

“Quando a possibilidade de sairmos da folha de pagamento foi ventilada a primeira vez, em maio de 2017, fizemos uma grande mobilização de aposentados e aposentadas e iniciamos um processo de resistência que deu seu principal fruto na última semana.  A nossa exclusão da folha da UERN mexia com nossa identidade, com nossa dignidade. Nós somos professores e professoras da UERN e queremos permanecer aqui” afirmou Otília que também lembrou que o IPERN sofre de maneira mais aguda a crise financeira do estado e permanecer ali significaria conviver com maiores e repetitivos atrasos salariais e indefinição em relação ao futuro.

A aposentada Adalzira Nunes, que já foi diretora do setor de aposentados da ADUERN e estava em Natal acompanhando a votação parlamentar, afirmou estar muito emocionada com a decisão e lembrou que os aposentados e aposentadas são um patrimônio da UERN e não podem  ser desprezados por qualquer governo que seja.

A aposentada Adalzira Nunes

“Fiquei muito feliz. Essa vitória mostrou que a gente precisa se unir muito mais por outras tantas lutas em defesa da nossa UERN. A presença dos aposentados na sessão de quarta-feira mostrou aos parlamentares que temos voz, voto e poder de pressionar e decidir. Valeu muito a pena estar lá e assegurar esta conquista!” avaliou.

O vice-presidente da ADUERN, Alexsandro Donato, também acompanhou a votação do plenário e destacou o papel que o sindicato jogou neste embate. Para ele, sem a intervenção da ADUERN certamente seria mantida a decisão de retirar os aposentados e aposentadas da folha de pagamento da UERN.

Presidenta da ADUERN comemora vitória

A presidenta da ADUERN, Rivânia Moura, comemorou a vitória do setorial de aposentados e aposentadas. Ela destacou que desde o primeiro dia de sua gestão este ataque já vinha sendo colocado em curso e o sindicato não mediu esforços na defesa dos docentes inativos.  

“Num contexto de tanta destruição dos nossos direitos é importante ressaltar as nossas vitórias. Essa conquista do retorno dos aposentados para a folha da UERN é fruto da nossa organização e resistência. Nos dar o exemplo pedagógico da necessidade das luta para nossas conquistas. Significa também o reconhecimento da importância dos professores aposentados para a história da UERN. Parabéns a todos que acreditaram e lutaram para que tivéssemos essa vitória” afirmou Rivânia.

COMPARTILHE