Confira na íntegra a minuta de resolução da progressão docente na UERN

A comissão instituída para elaborar a proposta de regulamentação dos critérios e do procedimento de Avaliação de Desempenho Acadêmico dos docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) entregou, no dia 9 de Junho, a minuta da regulamentação, a partir das discussões realizadas pelos membros da comissão.

A ADUERN cumpriu um papel fundamental para evitar que a regulamentação se baseasse em critérios meramente meritocráticos, valorizando e dignificando o trabalho docente, ao não exigir nada mais além das suas atividades laborais, para obter aprovação e progressão.O sindicato participou da comissão representada pela docente Emanuela Rutila Monteiro Chaves, pelo vice-presidente Francisco Ramos Neves e pelo assessor jurídico Lindocastro Nogueira de Morais

De acordo com a Diretoria da ADUERN, a minuta deve ser submetida à base docente, de forma a ser amplamente conhecida e discutida por professores e professoras. As unidades acadêmicas devem convocar seus CONSADS até o final deste mês e permitir que o debate sobre a minuta seja realizado de forma democrática.

Um ponto fundamental na minuta e que foi fruto de uma luta do sindicato é que a avaliação de desempenho não fará que os docentes realizem mais atividades do que o que são feitas hoje. A proposta que será apresentada garante que todo tipo de produção docente seja pontuada, garantindo que trabalhos jornalísticos, artísticos ou culturais, por exemplo, sejam considerados, algo que o PIT não contempla atualmente. Os maiores detalhes sobre a pontuação e seus critérios podem ser observados no texto completo da minuta.

A ADUERN destaca que tem recebido muitas reclamações de professores e professoras que afirmam ainda não ter tido acesso ao conteúdo completo da minuta. Diante disso,  o sindicato cobra maior celeridade na realização das discussões e tomou a decisão de socializar o texto com toda a base, garantindo que o debate seja feito com o máximo de conhecimento sobre a minuta. 

“Vamos debater, é importante que as discussões sobre a minuta garantam que seja aprovada uma resolução que valorize o trabalho docente, que não exija além de sua carga horária contratada. A ascensão de um nível a outro, a cada dois anos, é um direito conquistado com o PCCR e não pode ter, sob nenhuma hipótese, caráter punitivo” destacou o presidente da ADUERN, Neto Vale.

Clique AQUI e faça o download da minuta na íntegra

COMPARTILHE