Morre Padre Sátiro Dantas, um sócio fundador da ADUERN

Morreu no início da tarde de hoje (27), aos 93 anos, o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Ex-Reitor da UERN e figura carimbada na luta pela estadualização da universidade, Padre Sátiro também foi um dos protagonistas na criação da ADUERN (à época ADFURRN), o sindicato dos professores e professoras da universidade.

H
Homenagem rememora primeira assembleia da ADUERN

Lucio Ney de Sousa, em seu livro “ADFURRN e seu tempo” relembra que a ideia de uma associação de professores na URRN surgiu de Padre Sátiro e que foi ele,  por meio do boca a boca, que disseminou a possibilidade de criação entre seus pares. A iniciativa buscava imitar o sucesso da Associação dos Professores de Mossoró (APM), que representava os docentes do município. Ele relata como foi a noite da criação da entidade e o papel de Padre Sátiro na assembleia de fundação.

“E na noite memorável do dia 11 de setembro de 1980 os docentes se reuniram pela primeira vez com a finalidade de formar a associação. O encontro foi no edifício Epílogo de Campos (…) na oportunidade, se reuniram em torno de 60 professores, dos cerca de 200 componentes da instituição, incluindo os professores dos campi avançados das cidades de Assu, Patu e Pau dos Ferros.  O número era significativo para quem não tinha nenhuma organização. Padre Sátiro coordenou os trabalhos, a ASDESAM mostrou sua organização e após várias discussões o Padre lançou a proposta de criação da ADFURRN”, explica.

Ata de fundação da ADUERN

O primeiro presidente da ADUERN, Paulo Caetano Davi rememora a convocação da assembleia em 11 de setembro e relembra que padre Sátiro teve um papel fundamental em todo o processo.

“Olhando para trás podemos ver a importância que padre sátiro teve na história da uern e em nossa associação também. Foi a partir da inquietação dele que nos organizamos e formamos uma entidade em 1980. Em 1981 eu fui eleito o primeiro presidente da ADFURRN e o resto são os nossos mais de 40 anos de história” afirmou Paulo.

Luto e memória – O ex-presidente da ADUERN Luís Carlos Martins lamentou a perda de Padre Sátiro. Em mensagem enviada a ADUERN ele comentou: “A morte de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas deixa de luto a Diocese e a Educação do RN em todos os níveis. Uma perda irreparável. E as suas digitais ficaram marcadas nas histórias da ADUERN e da UERN, com certeza”.

O presidente da ADUERN, Jefferson Garrido,  também se manifestou sobre o ocorrido. Ele afirmou:  Uma grande referência para nossa UERN e ADUERN. Descanse em paz, Padre Sátiro”.

Por meio de seus canais de comunicação digital, o sindicato recebeu inúmeras manifestações lamentando a morte do ex-docente e religioso.

O velório de Padre Sátiro será realizado durante a tarde de hoje e o sepultamento amanhã (28). Confira os horários

 

Homenagens da ADUERN

COMPARTILHE