A ALLCARE apresentou às diretorias da ADUERN e SINTAUERN, em reunião remota realizada na sexta-feira, dia 8, a proposta final para o reajuste anual do plano de saúde a ser cobrado já no boleto que vence em 1º de setembro.
Após mais de um mês em tratativas de propostas e contrapropostas, o percentual garantido foi de 9% (nove por cento), número bem abaixo do índice proposto no início das tratativas, que era de 28,52%.
Para o presidente da ADUERN, professor Jefferson Garrido, a definição de um percentual abaixo dos dois dígitos foi fruto de exaustiva negociação envolvendo os dois sindicatos, que juntos, possuem quase 4 mil clientes na UNIMED.
“Nosso contrato é com a ALLCARE, que contrata a UNIMED para nos oferecer o plano de saúde. Ficamos assustados com o percentual inicial proposto e tivemos que apresentar nossos argumentos para garantir o menor índice possível, que possibilite continuarmos com o atual plano de saúde. O deste ano ficou menor do que o do ano passado, que foi de 12%” frisou Jefferson.
Histórico da negociação
As tratativas foram iniciadas ainda no mês de junho, quando a ALLCARE oficializou aos dois sindicatos que a UNIMED havia definido que para manter as condições contratuais de prestação dos serviços de saúde, o índice de reajuste deveria ser de 28.52%, levando em conta uma sinistralidade de quase 78%, quando a referência é 70%.
Veja aqui a proposta inicial enviada pela Allcare
Como contraproposta, os dois sindicatos apresentaram um índice de 5% (cinco por cento). Uma nova rodada de conversas foi iniciada e o percentual definido pela operadora chegou aos 15%. Novamente os dois sindicatos produziram uma contraproposta e sugeriram 6% (seis por cento), índice referendado pela ANS como parâmetro para os reajustes dos planos de saúde individuais.
Veja aqui a contraproposta dos sindicatos
e aqui a resposta da Allcare, que também detalha toda a negociação
Aqui pode ser conferida a contraposta dos sindicatos de reajuste de 6%
Na sexta-feira passada, dia 8 de agosto, em outra reunião entre os sindicatos e a operadora, foi apresentado o índice final encaminhado pela UNIMED que definiu 9% (nove por cento) como sendo o menor valor de reajuste e com a cobrança sendo iniciada somente em 1º de setembro (que também foi uma pauta reivindicada pelas entidades).
Confira a proposta final da Allcare
As diretorias dos dois sindicatos já convocaram as categorias para apresentar os índices propostos e para discutir a renovação do atual contrato por mais um ano. O SINTAUERN fará assembleia na terça, dia 12, e a ADUERN na quarta, dia 13.