Nota de apoio à luta dos estudantes do IFRN

Ontem, 11 de agosto de 2020, dia do estudante, o Rio Grande do Norte assistiu estarrecido à repressão policial contra alunos e alunos do IFRN, que legitimamente protestavam contra o interventor federal, Josué  Moreira,  nomeado pelo presidente da república em uma decisão que desrespeitou a autonomia política da Instituição de Ensino, ignorando o resultado da eleição realizada em dezembro do ano passado. 

A ação policial durante o protesto é completamente descabida e injustificável.  De maneira extremamente truculenta, como confirmam os vídeos da ação, os oficiais utilizaram de spray de pimenta e algemas para reprimir um pequeno grupo de estudantes e servidores que reivindicavam apenas o direito de livre manifestação.

O episódio na Reitoria do IFRN desvela a perigosa escalada de autoritarismo que vivemos em todo o Brasil. Enquanto estudantes são brutalmente reprimidos, interventores são nomeados sem nenhuma legitimidade. É fundamental marcar posição contrária a tudo isso e fortalecer a resistência aos ataques à democracia.

A Aduern manifesta, através desta nota, seu irrestrito apoio à luta da comunidade acadêmica do IFRN, em especial dos estudantes, contra a intervenção federal no instituto. Aproveitamos a oportunidade para repudiar todas as lamentáveis declarações do interventor Josué Moreira bem como a ação violenta e irresponsável da Polícia Militar do RN

 

Foto: Sinasefe RN

COMPARTILHE